26.8.06

NOIVA DE CRISTO (intesse ou paixão?)

A NOIVA DE CRISTO, INTERESSE OU PAIXÃO?

Espera-se de uma noiva prestes ao casamento que demonstre paixão e amor fervoroso pelo seu noivo. Qualquer coisa menos do que isto é uma ofensa, uma traição, um engano.

Tenho vivido os últimos trinta anos da minha vida no ambiente da igreja evangélica. Tive a minha experiência com Cristo aos dezoito anos de idade. Fui tomado pela convicção de que era um pecador perdido e arrependi-me de todos os meus pecados. Imediatamente ingressei no convívio da igreja, o que me trouxe uma alegria extrema. Em 1981, recebi o chamado para o exercício do ministério e comecei a pregar a Palavra de Deus como pregador leigo, primeiro nas praças e ruas da minha cidade, evangelizando bêbados, drogados, prostitutas e passantes, sempre acompanhado de um grupo de inesquecíveis amigos. A seguir, meu pastor separou-me para as funções diaconais, o que prontamente atendi e procurei fazer sempre o meu melhor. Em 1987 recebi a imposição de mãos para o ministério pastoral, de lá para cá tenho tido a experiência de ensinar, evangelizar, discipular e pregar o Evangelho em diversos lugares, conhecendo uma infinidade de pessoas dos mais diferentes níveis sócio-culturais e tendo sempre a oportunidade de avaliar as suas expectativas quando chegam pela primeira vez na igreja.

Nada vem trazendo maior tristeza ao meu coração do que constatar os interesses pessoais norteando as experiências religiosas. Os templos estão abarrotados de pessoas que sonham com a casa própria, o carro novo, o pagamento de suas dívidas, prosperidade material de uma forma geral. Para alimentar esta expectativa, centenas de pregadores no rádio e TV, estimulam a presença ao templo para a solução de problemas financeiros apontando a fé como ferramenta para se conseguir o que quer de Deus. Na verdade, não sei se choro, sofro calado ou grito. Meu refúgio tem sido pastorear o meu rebanho e alimentá-lo com a Palavra de Deus.

O caso é muito mais sério do que parece. A NOIVA DE CRISTO, a Igreja, a que deveria arder de paixão pelo noivo, aproxima-se de Cristo com interesses impuros, achando que possui direitos adquiridos, enquanto o grave problema não é admitido ou sequer declarado: a sua pecaminosidade e imperfeição.

Cristo não vem buscar uma noiva interesseira. Quem troca momentos de afeto por benefícios materiais é uma prostituta, não uma virgem, noiva pura. Nossa relação com Cristo deve ser por amor. Nossa união com Cristo, por convicção de que Ele é o único Deus Salvador. Nossa esperança deve ser a de vir a viver com Ele para sempre.

Examine o seu coração. Qual é a sua motivação para vir ao templo? Interesse ou paixão? Medite nisto.

2 comentários:

Pedro Lima disse...

Oi meu amigo, estou aprendendo nos cultos e nas publicações ministradas por você, o quanto é importante amar a Jesus pelo o que ele é, e não por aquilo que ele pode fazer por mim. E confesso que já pedi perdão a Deus, pois um dia eu o busquei somente e exclusivamente por aquilo que ele poderia fazer por mim.
Um abraço !

Unknown disse...

olá amado Pr. fico feliz em saber que todo conhecimento que Deus te dá o amado tem compartilhado agora com o MUNDO em breve o farei uma visita um forte abraço COMUNIDADE EV. NOVA VIDA EM TRIBOBO SG RJ ELISEU RIBEIRO